Roteiro Gastronómico
Saboreie a nossa região
Na gastronomia são abundantes os sabores e as iguarias, merecem destaque: papas de milho, a galinha de cabidela ou com grão, ervilhas com ovos e chouriço e outros.
No prato de peixe, aos carapaus alimados, lulas recheadas, caldeirada de peixe, almondegas de bacalhau e outros.
A existência de frutos secos, cuja conservação não levanta grande problemas, leva a doçaria a ter várias receitas, tais como morgado de amêndoa, tarte de amêndoa, bolo de figo, tarte de alfarroba, pão de ló de laranja e outros.
As laranjas, tangerinas, melão, melancia, romãs e as uvas são preferencial para complemento das refeições.
Ingredientes:
- 400 g de miolo de amêndoa
- 200 g de água
- 400 g de açúcar
- 3 gemas
- Cerca de 300 g de fios de ovos
- 260 g de doce de chila escorrida
- Para os ovos- moles:
- 12 gemas
- 300g de açúcar
- 1,5 dl de água
Preparação:
Pela-se a amêndoa, deixa-se secar e passa-se pela máquina duas ou três vezes, até estar como farinha. Leva-se ao lume o açúcar, cobre-se com água e quando estiver em ponto de pérola mistura-se a amêndoa. Juntam-se as gemas pouco a pouco, mexendo sempre, até se ver o fundo do tacho. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Quando morna, põe-se a massa na pedra da mesa e sova-se para ter a elasticidade necessária para moldar o morgado.
Depois de frio, colocam-se dois terços da massa sobre uma folha de vegetal enfarinhada e molda-se à mão, formando uma caixa redonda e ficando o fundo mais espesso. Recheia-se com ovos-moles, a chila e os fios de ovos em camadas alternadas. Tapa-se com uma tampa feita com a restante massa, alisando bem, e polvilha-se a parte superior e as paredes da caixa com farinha.
Unta-se com manteiga um aro de folha com a altura do bolo, polvilha-se com mais farinha e ajusta-se ao bolo. Leva-se ao forno em tabuleiro e coze até alourar, cerca de meia hora. Tira-se o aro quando morno e a farinha, com um pincel, e cobre-se com glacé quando completamente frio. Decora-se com flores e folhas de maçapão.
Ingredientes
- 1 Galinha
- 100ml do sangue da ave
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- salsa
- 2dl de azeite
- 1 malagueta a gosto
- Raspa de noz moscada q.b.
- 3dl de água
- 400g de arroz
Preparação:
Misture o sangue com o vinagre. Corte a galinha em pedaços. Lave e tempere com sal.
Num tacho largo refogue o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro, salsa, raspa de noz moscada. Junte os bocados da galinha (malagueta a gosto). Deixe ganhar cor.
Acrescenta pouca água, depois ferver acrescenta-se o arroz. Junte o sangue ao preparado e deixe ferver 1 minuto. No final mete-se ramo de hortelã.
Ingredientes (4 pessoas):
- 1 kg de carapau de tamanho médio/pequeno
- 10 dentes de alho (aproximadamente)
- Azeite
- Salsa
- Orégãos
Preparação:
Retirar a cabeça e tripas dos carapaus e lavá-los bem.
Num recipiente alternar camadas de carapau polvilhadas com sal grosso, deixando a última camada coberta com sal. Deixar repousar no frigorifico de um dia para o outro.
No dia seguinte, passar os carapaus por água fria, para retirar o sal.
Levar ao lume um tacho com água. Quando esta ferver, mergulhar os carapau na água e deixar ferver mais ou menos 5 minutos. Retirá-los e mergulhá-los em água fria.
Agora ‘alimam’ os carapaus, esfregando delicadamente com os dedos para retirar a pele e espinhas restantes. Os carapaus devem ficar inteiros com a espinha central.
Colocam-se numa travessa, temperam-se com os alhos cortados às rodelas, salsa, orégãos e
regam-se generosamente com azeite.
Com umas batatas cozidas com pele e uma salada, mas que bem que soube.
Ingredientes:
- 250 g de farinha de milho
- 1,5 l de agua
- 150 g de bacon em quadradinhos pequenos
- 1 raminho de coentros a gosto
- sal q.b.
- 2 c de (sopa) de azeite
Preparação:
Numa panela de fundo espesso alourar o bacon, depois de bem frito, retirar e reservar. A essa gordura que restou na panela adicionar a agua, deixar ferver.
Adicionar a farinha lentamente, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixar cozinhar mexendo sempre.
As papas levam cerca de 1h a cozer e tem que ser mexidas muitas vezes para que não queimem. Quase no final da cozedura, temperar com o sal e a pimenta. No final adicionar os quadrados de carne e coentros picados.